quarta-feira, 7 de julho de 2010

A Paixão Segundo G.H. - Clarice Lispector

Sem dúvida é o romance que revela todo o misticismo de Clarice Lispector. A personagem G.H, mulher de classe média, depara-se om uma grossa barata perambulando no armário do quarto. Há um confronto mudo entre as duas, que se resolve quando G.H. esmaga o repulsivo inseto na porta do armário. A partir daí,  a personagem entra em longa introspecção, que a leva a aproximar-se cada vez mais da barata, a ponto de querer comê-la e assim anular sua própria existência como  mulher.

Os questionamentos que a personagem apresenta ao longo do texto muitas vezes se assemelham aos questionamentos e inquietações pessoais dos leitores, por isso tantos são os que se identificam com a obra de Clarice.
Primeiro livro da autora escrito em primeira pessoa, A Paixão Segundo G.H. revela a busca de uma identidade por uma mulher que possui tantas camadas quanto uma barata.

Trecho do livro: 

O que era pior: agora eu ia ter que comer a barata, mas sem a ajuda da exaltação anterior, a exaltação que teria agido em mim como uma hipnose; eu havia vomitado a exaltação. E inesperadamente, depois que da revolução que é vomitar, eu me sentia fisicamente simples como uma menina. Teria que ser assim, como uma menina que estava sem querer alegre, que eu ia comer a massa da barata.

Autora: Clarice Lispector
Editora Rocco
180 páginas

0 comentários:

Postar um comentário