sexta-feira, 8 de outubro de 2010

O Engenhoso Fidalgo Dom Quixote de la Mancha - Miguel de Cervantes

Um dos maiores clássicos da literatura, Dom Quixote conta a história de um proprietário de terras que enlouquece após ler muitos romances de cavalaria. Ele passa a acreditar que é um cavaleiro de verdade e sai mundo afora em busca de aventuras que só existem em sua cabeça: moinhos de vento se transformam em gigantes, rebanhos de ovelha viram exércitos e até uma velha bacia de barbeiro torna-se um valiosíssimo elmo aos olhos de Dom Quixote, sempre acompanhado de seu fiel escudeiro Sancho Pança. No caminho destes dois malucos não faltará confusão e dentes perdidos.

Nesta obra composta por dois volumes, o Cavaleiro da Triste Figura (como é chamado Dom Quixote no livro) caminha para um mundo que lhe é esquivo, devido à impossibilidade que encontra ao tentar reduzir a realidade às suas ideias insanas. Sancho Pança, por mais que compartilhe tais ideias com Dom Quixote, mostra-se mais sensato e realista do que ele, chegando a defendê-los do perigo diversas vezes.

O livro de Miguel de Cervantes é considerado o primeiro romance moderno e foi adaptado para o cinema por Orson Welles em 1992. Hoje o prêmio literário mais importante da Espanha, o Prêmio Cervantes, leva o sobrenome do escritor.

Trecho do Livro:

Em suma, ele engolfou-se tanto em sua leitura, que lendo passava as noites em claro, e os dias em turvo; e assim, do pouco dormir e do muito ler, se lhe secou o cérebro de maneira que veio a perder o juízo. Encheu-se-lhe a fantasia de tudo aquilo que lia nos livros, tanto de encatamentos como de pelejas, batalhas, duelos, ferimentos, galanteios, amores, desgraças e disparates impossíveis; e assentou-se-lhe de tal modo na imaginação que era verdade toda aquela máquina daquelas sohadas invenções que lia, que para ele não havia outra história mais certa no mundo. 


Autor: Miguel de Cervantes
Tradução de Carlos Nougué e José Luis Sánchez
Editora: Abril
386 páginas (volume 1) e 374 páginas (volume 2)

0 comentários:

Postar um comentário