terça-feira, 17 de agosto de 2010

Eu sou o Mensageiro - Markus Zusak

Este é um livro bem simpático, do mesmo autor de "A Menina que Roubava Livros". Apesar de menos conhecido que seu irmão best-seller, foi publicado primeiro, em 2002. É uma leitura muito gostosa, com um enredo mais "leve" que o do outro livro.
Ed Kennedy é um rapaz de 19 anos, motorista de táxi, e sem muitas perspectivas na vida. Mora sozinho com seu cachorro Doorman ("porteiro", em português) em uma espécie de cabana em um subúrbio pobre, enquanto suas duas irmãs e seu irmão são bem sucedidos e moram na cidade. Pra completar, não se dá bem com sua mãe, que sempre faz questão de jogar na sua cara que ele é o único dos filhos dela que a envergonha, e seu pai morreu por causa de seu vício em bebida.
A vida de Ed se resume a rodar a cidade em seu táxi, e a jogar baralho e tomar cerveja com seus amigos Marv, Ritchie e Audrey (que por acaso também é a garota por quem ele é perdidamente apaixonado - sem nenhuma esperança.), até o dia em que sem querer impede um assalto a banco. A partir daí, ele começa a receber ases de baralho pelo correio, sem a menor ideia de quem os envia, ou por que eles são enviados pra ele.
Percebendo que ele havia sido escolhido pelo remetente para ajudar pessoas, ele agora roda pela cidade, tentando da melhor maneira possível seguir o que dizem as cartas.

Trecho do livro:


Meu nome completo é Ed Kennedy. Tenho dezenove anos. Eu sou um motorista de táxi menor de idade. Eu sou o exemplo típico de muitos dos jovens que você vê nesse subúrbio - sem muitas perspectivas ou possibilidades. Fora isso, eu leio mais livros do que deveria, e sou decididamente ruim em fazer sexo e pagar impostos. Prazer em conhecê-los.


Autor: Markus Zusak
Editora: Knopf
357 páginas


p.s.: como li o livro em inglês, o trecho acima é uma tradução livre, feita por mim mesma. 

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Os Delírios de Consumo de Becky Bloom - Sophie Kinsella

Rebecca Bloom é uma jornalista da área financeira, mas, ironicamente, não consegue lidar com as próprias finanças! Suas “pequenas” compras diárias sempre extrapolam o limite do cartão de crédito e da razão. Ela vive fugindo do gerente de banco, inventando as desculpas mais esfarrapadas possíveis. Após colocar em prática alguns planos malucos para saldar suas dívidas, tudo o que consegue é contrair mais. Desesperada, tenta por sua vida em ordem, mas acaba se metendo em confusões ainda maiores quando se apaixona por quem não deveria.

A autora Sophie Kinsella esbanja humor neste livro divertidíssimo, que deu origem ao filme do diretor P.J. Hogan, estrelado em 2009.


Trecho do livro:

Estou sonhando? É uma miragem? Vejo uma caixa registradora com uma fila de pessoas e uma vitrine com mercadorias e etiquetas de preços...

Ah, meu Deus, eu estava certa! É uma loja! Tem uma loja bem aqui na minha frente!

De repente meus passos têm mais elasticidade, minha energia volta como um milagre. Seguindo o tilintar da caixa registradora, corro para o outro canto, para a entrada da loja, paro na soleira e digo a mim mesma para não elevar minhas esperanças nem ficar desapontada se forem só marcadores de livros e toalhas de chá.

Mas, não são. É incrivelmente fantástico! Por que este lugar não é mais conhecido? Tem várias lojas lindas, livros realmente interessantes sobre arte, umas porcelanas incríveis, cartões e...

Ah! Mas eu não deveria estar comprando nada hoje, deveria? Droga.


Autora: Sophie Kinsella
Tradução de Eliane Fraga
Editora: Bestbolso
363 páginas